3 de jun. de 2014

DICAS DE VIAGEM, FIRENZE + TOSCANA, ITÁLIA









Nossa ida a Firenze foi uma escolha muito feliz. A cidade é a maior da região da Toscana e possui quase 400 mil habitantes. Belíssima. Considerada o berço do Renascimento italiano, Firenze possui um centro histórico de deixar qualquer turista enlouquecido com tanta obra, tanto monumento, tanta arte. 
O hotel que escolhemos foi o Villa Betania. Pesquisamos no Hotéis.com, Trip Advisor e Google Earth. Ficamos muito felizes, pois o hotel era excelente. Quarto super grande, banheiro nem se fala. Estava bem avaliado no Trip Advisor e pagamos um ótimo valor pelas diárias. O café da manhã, sempre gostoso e aconchegante. Há uma área externa com mesinhas que os hóspedes podem usar para contemplar o ar puro e matinal. Uma delícia. 
Firenze não possui metrô, então, andamos muito de ônibus para ir do hotel ao centro histórico. Aliás, foi muito divertido e sempre muito fácil, rápido e eficiente. A dica é comprar o ticket múltiplo, pois você pode usar várias vezes ao dia e fica mais barato que os bilhetes avulsos. E esse bilhete é vendido nas tabacarias, sai mais barato que comprar diretamente ao motorista. No centro histórico, o deslocamento é  pé mesmo. Não tem outra opção, a não ser bicicletas ou scooters. Prepare o tênis, pois a andança é grande e vale a pena. 
Uma coisa que fizemos questão de fazer foi almoçar na Tratoria Mario (localizado no centro histórico), super bem avaliado no Trip Advisor ( 91% recomendam). É uma muvuca só. Se você não gosta de ambientes pequenos e cheios, melhor esquecer essa dica. As mesas são compartilhadas com os outros clientes e a fila para entrar é inacreditável. Aguardamos 45 minutos para sentar. Isso porque resolvemos colocar o nome na lista às 14:30h. Enfim, foi uma espera compensadora, pois ADORAMOS tudo. Apesar do barulho, é gostoso, é divertido, é típico, é local. Comemos a famosa bisteca fiorentina, com o vinho da casa e papati. Quem não gosta de carne mal passada, é só pedir para fazer ao ponto ou bem passada. Vale a pena, é uma delícia!!! Um outro lugar que comemos super bem foi o Il Teatro Ristorante/Pizzeria. Eu pedi um risoto de gorgonzola com maçã verde que estava uma coisa!!!! Também fica no centro histórico.
Das atrações que contemplamos, destaco o PALAZZO VECHIO e a CATHEDRAL DUOMO. Esta última é de cair o queixo. Incrível!!! Mas, gostaria realmente de destacar o MERCADO CENTRAL - Il Mercati Centrale di Firenzi. O primeiro pavimento é um mercado comum, com carnes, peixes, lanchonetes, frutas, verduras, flores. Agora, a parte de cima, totalmente reformada, é um espaço muito bacana para almoçar ou comer beliscos. São diversos boxes com opções de comida e bebida. Um deles me chamou a atenção pela  comida leve, saborosa e saudável. Um rocambole de mozzarella de bufala com tomate, manjericão, atum e milho. Nossa, uma delícia. Ao lado dele, um box com queijos de todos os tipos, vendidos no peso. Compramos alguns para beliscar e saborear com cerveja. Amei muito esse lugar!
Quero também destacar a visita a Galleria Uffizi, um dos mais famosos museus do mundo. Agendamos o horário de visita e gastamos horas do nosso dia admirando obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Tiziano ... 
Alugamos um carro por dois dias e demos um rolé pela região da Toscana. Fomos a uma cidadezinha chamada Volterra, a poucos quilômetros de Firenze. Lá, vale a pena conhecer a comunidade que vive em torno da área murada. Tudo em pedra, cujas construções são do século XII. Gostamos tanto que resolvemos almoçar por lá. Escolhemos um restaurante bem a cara da "Toscana", chamado Il Porcellino. Adoramos. De lá, decidimos dar uma esticadinha até Cecina para ver o Mar Mediterrâneo. Em seguida, fomos rapidamente à Pisa para ver a torre pendente. Um passeio rápido, mas que valeu a pena demais. Voltamos a Firenze, e no dia seguinte fomos conhecer Siena. E lá passamos o dia inteiro, voltando no final do dia. Foram dias maravilhosos, com um friozinho gostoso de manhã cedo, muito sol e calor durante o dia. À noite, temperatura ideal para o ser humano viver bem. 
E para finalizar, uma coisa que não posso me esquecer de comentar: o centro histórico reúne lojas de todo tipo, das mais caras e "chics" - como Prada, Chanel, Dior, Gucci, Hermés ... as mais simples e pequeninas. Restaurantes e sorveterias por todos os lados. Pessoas indo para o trabalho de bicicleta, a pé, de moto. Uma delícia!!!!!!!!!! Só não deixe de ficar com um olho no peixe e o outro no gato, pois há espertalhões, ciganos, estrangeiros ... todos esperando um relaxo seu para furtar ou te enrolar. É só ficar esperto!!! 

Nenhum comentário: