3 de fev. de 2015

HOME OFFICE. IDÉIAS PARA ORGANIZAR & DECORAR!




Adoro a idéia do papel de parede. Uma solução que ainda irei fazer no meu cantinho.

A mulher de hoje vive 24 horas se multiplicando e buscando fôlego para conseguir cumprir o máximo de afazeres possíveis. Fácil não é pra ninguém. Na tentativa de facilitar um pouco mais esse processo, estou sempre buscando organizar meus espaços. Não seria apenas uma organização estética, mas sobretudo FUNCIONAL. E tenho em mente que a "organização sem manutenção é totalmente fora da questão!". Não adianta você parar um dia ou um final de semana tentando colocar tudo em ordem, linda e maravilhosamente, e não manter. Tem que parar vez por outra e dedicar algumas horinhas para manter tudo no lugar.

1. Um dos princípios da organização é que TUDO PRECISA TER O SEU LUGAR. Quantas vezes a gente "soca" certas coisas em gavetas, armários, caixas ... e depois, não sabe onde colocou, né? Por isso, definir um lugar para guardar as coisas é um grande passo. 

2. Outra coisa que considero importante. Tenho pavor de guardar objetos em lugares de difícil acesso. Uma caixa dentro da outra, em cima de várias, escondida por tantas outras. Pra mim, de nada adianta se for assim. Tem que ser funcional e de fácil de acesso. 

3. Para conseguir resolver parte do problema acima, desapegar é um grande negócio. Tenho praticado o desapego desde muitos anos. As constantes mudanças de endereço me ensinaram que não leva a nada ter um milhão de coisas e usar uma vez a cada dois ou três anos. E olhe lá. Hoje, simplifiquei bastante minha casa, enxugando o máximo possível e procurando manter o conceito do "comprou um novo, desapega o velho. E o ditado serve: o lixo de uns pode ser o tesouro de outros, não é verdade? Sinto-me amplamente feliz em poder doar coisas que sei que servirão e farão outras pessoas felizes. De coração mesmo.

4.  Também curto muito a organização criativa. O que seria isso? Criar soluções com alternativas de baixo custo, bacanas, bonitas e originais. Exemplo, um porta-temperos daqueles giratórios para organizar miudezas como clips de papel, grampos, borrachinhas, preguinhos, parafusos, adesivos, etc. Quadros magnéticos para organizar ferramentas e utensílios de trabalho. Enfim, são muitas idéias legais que podemos criar.

5. Ambientes claros, arejados, limpos e cheirosos são convidativos. Na verdade, tenho dificuldades de trabalhar em mesas bagunçadas (elas distraem minha mente e atrapalham a minha concentração). Cheirinho gostoso, claridade na medida, música e ventilação são atributos-chave para melhor desempenho. Além de uma xícara de café quentinho, claro. :)

A seguir, algumas imagens legais que consegui pesquisar e podem servir de inspirações para nossos cantinhos. E, na sequência, resolvi publicar o meu cantinho de trabalho para que vocês possam ver como eu faço a minha organização espacial e convivo dia-a-dia para conseguir a inspiração e o fôlego necessários ao cumprimento das tarefas que preciso dar conta.

As divisórias coloridas na foto (à direita) foram feitas com caixas de cereal e revestidas com papel decorativo.
Potinhos de vidro são fofos e podem deixar a decoração ainda mais linda e colorida.
Quadros de avisos são ótimos recursos. Não só para decorar, mas como sinalizadores.
Gavetas organizadas com divisórias são igualmente importantes para um escritório organizado. Não encontrando divisórias de baixo custo, você pode usar caixinhas plásticas brancas ou transparentes.
Muito legal essa idéia da gaiolinha como organizador.
Flores também enchem o ambiente de vida e charme. Um pequeno vaso que seja, já tá valendo.


Agora, vou mostrar o meu espaço de trabalho (home office). Quando mudamos para cá, os armários já existiam no cômodo e resolvi não mudar (por contenção de gastos mesmo). Como são brancos e eu prefiro assim, mantive do jeito que eram e apenas dei o meu toque final. Acredito que o ambiente que você convive precisa ter a sua cara, não é verdade? Então, "catei" tudo que tinha e resolvi dispensar a mãozinha do "Santa Ajuda" (GNT) e montar (eu mesma) o meu escritório. Na verdade, ele funciona meio como escritório, meio ateliê de trabalhos manuais (costura, crochê, bordado, montagem de embalagens, etc). Ainda tem ou outro lado, que não mostrei neste post, que é o meu cantinho de maquiagem. Postarei mais na frente, ok?
Vamos as fotos:

1. Os quadros da parede eu mesma desenhei e  imprimi numa gráfica. Já tinha as molduras, adquiridas há anos atrás na Etna.
2. O quadro magnético também é quase um ancião. Já sobrevivei a várias mudanças. E hoje. é meu companheiro de trabalho, sinalizando informações importantes e organizando utensílios e ferramentas fixadas por imãs. (tesouras, furadores, calculadora, grampeador, bloquinhos).
3. Na prateleira de cima, os dois potinhos (preto e branco) foram reciclados. São potes plásticos da bebida em pó (shake) Herbalife. Eu pedi num espaço e eles me gentilmente me cederam. Então eu desenhei os rótulos e imprimir numa gráfica. Depois, só colei e utilizo para guardar pequenos objetos. E ainda decoram.

Eu ainda não terminei a decoração do meu home-office. É um processo gostoso que preciso ir fazendo aos poucos por dois motivos: 1) orçamento; 2) gosto de fazer quando estou segura do que que preciso e desejo. Fazer tudo de uma vez nem sempre funciona como gostaria (no meu caso).

Sobre a reciclagem dos potes da Herbalife, vou preparar um post ensinando como fazer os rótulos e sugestões de uso, ok?
Espero que tenha gostado das idéias e colocar-me à disposição para trocar com quem desejar outras sugestões e soluções.
Grande beijo.

Nenhum comentário: